NOTICÍAS INFORMÁTICA CINEMA HUMOR VÍDEOS

Os Males do cigarro

| segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Fui pesquisar sobre os males do fumo, pois tenho um primo irmão que ainda fuma, mas em breve ele vai parar que ele é inteligente, e fiquei estarrecido com o que vi, caramba é impressionante o que o cigarro faz com o ser humano.

Primeiro vamos ver a composição do cigarro!



Agora veja a "pequena" lista dos males do fumo!

Os Males do Cigarro / Malefícios do tabaco

1. Perda de cabelo - Males do Cigarro

O fumo do cigarro exerce uma contracção nos pequenos vasos sanguíneos do nosso couro cabeludo, que consequentemente provoca uma falta progressiva de oxigénio que enfraquecerá os folículos capilares. Como se não chegasse, o fumo do cigarro como também enfraquece o sistema imunológico. Isso deixa o corpo humano + vulnerável a doenças como "erythematosus de lupus" que tem como consequência a perda de cabelo e erupções no couro cabeludo, face e mãos.


1. Perda de cabelo - Males do Cigarro
O fumo do cigarro exerce uma contracção nos pequenos vasos sanguíneos do nosso couro cabeludo, que consequentemente provoca uma falta progressiva de oxigénio que enfraquecerá os folículos capilares. Como se não chegasse, o fumo do cigarro como também enfraquece o sistema imunológico. Isso deixa o corpo humano + vulnerável a doenças como "erythematosus de lupus" que tem como consequência a perda de cabelo e erupções no couro cabeludo, face e mãos.

2. Cataratas - Males do Cigarro
Sabe-se um dos males do cigarro é causar ou piorar a visão. Basicamente quem fumar mais de um maço por dia o dobro das probabilidades de desenvolver nos olhos cataratas - que pode a longo prazo resultar em cegueira! Os olhos / a visão é afectado pelo cigarro de duas maneiras: Exteriormente porque o fumo irrita claramente os olhos; Interiormente, porque o as substâncias químicas e nocivas do fumo "viajam" desde os pulmões até os olhos via circulação sanguínea.

3. Rugas e Envelhecimento da Pele - Males do Cigarro
O fumo provoca um envelhecimento precoce da pele pelo esgotamento das proteínas responsáveis pela elasticidade da pele + vitamina A. A pele dos fumadores fica seca, dura e com mini-rugas, especialmente na cara - área + afectada pelo fumo.

4. Perda de audição - Males do Cigarro
O acto de fumar cria uma superfície em redor dos vasos sanguíneos, que decresce a quantidade do fluxo de sangue para o ouvido. Os fumadores podem perder a audição muito mais cedo que os não-fumadores (+/- 15 anos mais cedo), para além de estarem mais susceptíveis à perda de audição como consequência de infecções do ouvido.

5. Câncer / Cancro de pele - Males do Cigarro
Apesar do fumo não causar o melanoma (câncer), aumenta as probabilidade de se morrer desta doença, bem como aumenta em 50% o risco de carcinoma - outro tipo de câncer que deixa erupções na pele.


6. Cárie nos dentes - Males do Cigarro
Claramente se percebe que o fumo proveniente do cigarro interfere com a nossa boca. Os químicos nocivos do cigarro vão-se acumulando na placa dentária, amarelando os dentes e contribuindo radicalmente para a cárie.

7. Doenças pulmonares - Males do Cigarro
Existe um grande número de mortes causadas por doenças pulmunares e claro pelo câncer / cancro de pulmão. Algumas doenças são: Enfisema, um inchaço rompe com nossas bolsas de ar dos pulmões reduzindo a sua capacidade de oxigênio. Existem casos extremos onde é necessária uma "traqueotomia" que ajuda os doentes a respirar.
Bronquites crónicas também são muito frequentes - criam um muco cheio de pus, que resulta numa tosse muito dolorosa e dificuldades de respirar.

8. Osteoporose - Males do Cigarro
O monóxido de carbono do cigarro, chega mais rápido ao sangue que o próprio oxigénio deixando-o até 15% + pesado. O resultado, é no caso dos fumadores os ossos perderem densidade, fracturando-se muito mais facilmente e levando 80% mais tempo para recuperar.

9. Doença de coração - Males do Cigarro
Fumar faz com que o coração bata muito mais depressa, aumentando a pressão sanguínea e aumenta o risco de hipertensão e entupimento das artérias.

10. Úlceras no estômago - Males do Cigarro
Em suma, o fumo diminui a resistência às bactérias causadoras das úlceras de estômago. Prejudica o estomago reduzindo-lhe a sua capacidade para neutralizar o ácido depois das refeições, deixando que este corro-a as paredes do próprio estomago. Úlceras nos fumadores são mais difíceis de tratar e mais prováveis de ressurgir.

11. Dedos descorados - Males do Cigarro
A longo prazo, o alcatrão que provém do fumo do cigarro mancha os dedos e as unhas numa tonalidade + escura e com mau cheiro.

12. Câncer / Cancro cervical - Males do Cigarro
O consumo de tabaco aumenta o risco de cancro cervical e uterino. O fumo também pode a médio/longo prazo criar problemas de fertilidade às mulheres e a complicações durante a gravidez ou parto. Para além disso, acelera também a menopausa.

13. Esperma deformado - Males do Cigarro
O fumo danifica o DNA do esperma e altera-o podendo causar problemas no próprio recém-nascido. Fumar também diminui a quantidade de esperma e claro o fluxo de sangue no pênis, causando maiores dificuldades sexuais.

14. Psoriasis - Males do Cigarro
Os fumadores têm de 2 a 3 vezes mais probabilidade de desenvolver "psoriasis", uma inflamação não contagiosa na pele (manchas avermelhadas por todo o corpo).

15. A doença de Bueger - Males do Cigarro
Como o fumo dos cigarros danifica as paredes dos nossos vasos sanguíneos, causa dificuldade ao coração de bombear sangue às extremidades do nosso corpo. Em casos extremos, a Doença de Bueger pode até resultar em gangrena e consequente amputação de membros.

16. Câncer / Cancro - Males do Cigarro
Já foram encontradas pelo menos 60 substâncias cancerígenas no fumo do cigarro (de acordo com o Action on Smoking and Health). Os fumadores têm 22 vezes mais probabilidades de desenvolver cancro do pulmão (16a) que os não-fumadores.

De acordo com vários estudos, pode-se ainda desenvolver outros cancers como por exemplo:
16b - Nariz.
16c - Língua, boca, faringe e glândula salival, garganta e esófago.
16d - Rins e pênis.
16e - Pâncreas e ânus.
16f - Câncer do Seio.

E para completar veja como fica o pulmão do fumante!



A voce meu primo Sergio, que vai se lembrar de seus entes queridos e vai conseguir largar.

VOCE VAI CONSEGUIR, SÓ VOCE QUE PODE, NINGUEM MAIS.

Marco Antonio